Boa noite! Tempo de sono adequado traz benefícios à saúde

Por Comunicação APCEF/MG

Cerca de 60% dos brasileiros dormem menos de sete horas por noite. Saiba como isso pode influenciar diretamente na execução de tarefas diárias

Vida corrida, problemas, trabalho e tantas outras questões. Essa é a rotina de muitas pessoas, principalmente no Brasil. Mas quando todas essas questões influenciam diretamente em uma noite de sono tranquila, é hora de se cuidar.

Um estudo mais recente da Associação Brasileira do Sono revelou que cerca de 35% da população sofre de insônia e 60% dormem menos de sete horas por dia. Os dados preocupam médicos que revelam sérias consequências para uma noite de sono mal dormida.

Segundo especialistas, durante o sono nosso corpo produz vários hormônios, dentre eles a melatonina responsável por regular nosso relógio biológico, o cortisol que reduz inflamações, controla o estresse e auxilia a manutenção da pressão arterial. Temos ainda o GH, conhecido como hormônio do crescimento, ele estimula o desenvolvimento de tecidos e a queima de gordura. E para fechar a leptina, responsável por controlar a sensação de saciedade.

A manutenção de uma noite bem dormida influência ainda em hábitos comuns do dia a dia, como dirigir por exemplo. Uma pessoa que costuma dormir entre seis e sete horas por noite tem duas vezes mais chances de se envolver em um acidente do que aquelas que dormem mais de oito horas por noite. Caso não chegue a cinco horas de sono, esse número quadriplica segundo um estudo da Fundação AAA para Segurança no Trânsito.

Em relação ao trabalho, pessoas que dormem mal tem dificuldade de concentração e são mais agressivas. Os riscos de infarto e AVC também aumentam. Por outro lado, quem tem uma noite tranquila (acima de oito horas de sono diárias) tem bons resultados em relação à recuperação muscular, previne dor de cabeça e tem índices mais elevados de testosterona, influenciando diretamente no apetite sexual.

Para quem gosta de cuidar da aparência, dormir ajuda a rejuvenescer a pele. Durante o sono aumenta-se a produção de melatonina, hormônio que ajuda na prevenção de rugas e linhas de expressão. Também é antioxidante e previne o envelhecimento da pele. Agora é colocar em ação as boas práticas de cuidados com a saúde e o sono. “Boa noite”!

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *