Fenae recebeu membros do Moradia e Cidadania na última sexta (07)

Por Douglas Alexandre

Presidente da ONG, Laurêncio Korbes, destaca a importância das ações nas áreas de segurança alimentar, inclusão produtiva e educação complementar

Em um momento de incertezas e de agravamento da fome no país, onde mais da metade da população do território nacional vive em situação de insegurança alimentar, conforme dados de recentes pesquisas, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) recebeu nesta sexta-feira (7), a visita dos membros da Moradia e Cidadania, que destacaram a importância da parceria com a Federação e as 27 Apcefs pelo Brasil.  

“O objetivo da nossa visita é o de ressaltar a extrema importância desta parceria que incentiva e valoriza projetos que tratam de segurança alimentar, com inclusão produtiva e educação complementar. É gratificante ver as comunidades envolvidas e comprometidas com esta parceria que envolve diversas regiões de todo o país”, disse o presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes, que estava acompanhado de Edênia do Amparo Fernandes Lopes, também membro do comitê gestor dos projetos e do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Moradia e Cidadania. 

Para Edênia, os empregados da Caixa abraçam os projetos que transformam as vidas de muitas pessoas. “É uma troca de experiência que dá certo. Os projetos desta grande parceria com o Moradia e Cidadania tem este poder transformador, de cidadania, de valorização da educação e inclusão”, observou. 

“Fazer a diferença em tempos tão difíceis é o sucesso desta parceria que deu certo deste a sua primeira ação. Pois, envolve valores que são fundamentais, principalmente num momento em que muitas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social. A solidariedade dos empregados da Caixa e a mobilização das Apcefs junto com o engajamento da comunidade transformam vidas”, afirmou Sergio Takemoto, presidente da Fenae. 

2ª Edição – 25 projetos são aprovados

Em setembro deste ano, a Fenae, por meio do Comitê Gestor da Moradia e Cidadania, aprovou 25 projetos nas áreas de segurança alimentar, inclusão produtiva e educação complementar. 

De acordo com Takemoto, a qualidade das propostas, o resultado positivo apresentado pelas comunidades já atendidas pelas ações do primeiro edital no ano passado e o difícil momento de crise vivido pela sociedade brasileira justificam o esforço para buscar os recursos e viabilizar as ações. 

Os 25 projetos foram apresentados por 24 Apcefs (o Rio Grande do Sul aprovou duas propostas) nas áreas de educação, esportes, cultura; segurança alimentar e geração de renda; e meio ambiente. “Conscientes do papel que desempenhamos, o nosso Conselho Deliberativo Nacional (CDN), que reúne todas as Apcefs e a diretoria da Fenae, aprovou por unanimidade a continuidade do projeto e caberá à diretoria da Fenae buscar os recursos, sempre contando com o empregado Caixa. É questão de honra para nós manter esse projeto”, disse o presidente da Federação no momento da aprovação dos projetos. 

Serviço – Em sua segunda edição, o edital aberto pela Fenae possibilitou que as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs), e as Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania, apresentassem projetos de desenvolvimento sustentável em favor de comunidades em situação de vulnerabilidade, situadas preferencialmente nos arredores das sedes sociais das Apcefs. No ano passado a ação contemplou 12 propostas, executadas pelo período de um ano e desta vez, foram contempladas 25 propostas. 

Ações com bases nas diretrizes de desenvolvimento sustentável da ONU 

Os projetos foram selecionados com base nas diretrizes de priorizar ações para atingir as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). As categorias previstas eram fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e consumo e produção sustentáveis.  

“As ações da parceria da Fenae a Moradia e Cidadania não só fortalece a mobilização solidária dos empregados do banco público, como combate as desigualdades sociais, promovendo inclusão social e grandes transformações”, afirmou Denise Alencar, membro do Comitê Gestor da Moradia e Cidadania e da Fenae.  

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *