Em 2022, bancárias e bancários voltam à mesa de negociação com os bancos para discutir reajuste nos salários, PLR, vales refeição e alimentação e todos os outros direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e nos acordos específicos com os bancos públicos.
Com a inflação alta, um cenário de crise e um governo que ataca os direitos dos trabalhadores, os bancos podem se aproveitar para impor reajustes rebaixados e cortar nossas conquistas.
Por isso, o que fará a diferença será a participação de todas e todos!
O que está em jogo?
Em 31 de agosto, a CCT das bancárias e dos bancários perde a validade. Com isso, tudo que está previsto nela também deixa de valer. Isto porque, desde a reforma trabalhista do governo Temer, deixou de existir o princípio da ultratividade, que assegurava os direitos até a assinatura de um novo acordo. Temos que negociar uma nova CCT justa, até 31 de agosto, para não correr risco de perder nossas conquistas!
Construção da Campanha já começou
A categoria já está mobilizada para debater os temas do dia a dia e as reivindicações que serão negociadas com os bancos. Encontros e congressos por bancos vão definir as demandas específicas e as conferências estaduais vão elaborar propostas a serem levadas à Conferência Nacional dos Bancários.
Você também pode contar pra gente quais são as suas prioridades por meio da Consulta Nacional! Responda agora clicando aqui.
Já na Conferência Nacional, entre 10 e 12 de junho, bancárias e bancários vão aprovar a minuta de reivindicações das bancárias e dos bancários, que será submetida a assembleias nos sindicatos para ser levada à mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Você é personagem principal nesta mobilização!
O Sindicato é feito por todos os bancários e bancárias! Para pressionar os bancos e avançar nas nossas reivindicações, a sua participação é determinante. Acompanhe nossa mobilização pelo site e pelas redes sociais, participe das atividades do Sindicato e converse com seus colegas sobre a Campanha Nacional.
Informações retiradas na íntegra do site do Sindicato dos Bancários de BH e região