Covid-19: Fenae solicita que bancários da Caixa estejam no grupo prioritário da vacina

Por Comunicação APCEF/MG

De acordo com Ministro da Saúde e governadores, a vacinação começa no próximo dia 20, às 10h 

Nessa quarta-feira (13), o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, encaminhou um ofício para o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando a inclusão dos bancários da Caixa Econômica Federal no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. 

A justificativa do presidente é o grande número de pessoas que circulam nas agências da Caixa, já que o banco é responsável por inúmeros benefícios, inclusive governamentais, e muitos dos atendimentos têm que ser realizados presencialmente. Em 2020, na pandemia, em seu auge, os empregados da Caixa chegaram a atender cerca de 120 milhões de brasileiros, principalmente para efetuar o pagamento do auxílio emergencial. 

Além disso, a Caixa é responsável pela administração do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), do Minha Casa Minha Vida, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e outros programas sociais. Na visão da Fenae, essas atividades são “essenciais para a sobrevivência da população”. 

“Compreendemos que a vacinação desse público prioritariamente contribuirá para diminuir a disseminação do vírus, no momento em que temos tido notícias de novas cepas circulando no país. Considerando a frequente exposição dos bancários ao vírus no contato com cédulas, documentos e caixas eletrônicos, tal medida será positiva tanto para a população quanto para os trabalhadores do banco”, diz o ofício. 

Nessa quarta também, o Ministro da Saúde anunciou que se tudo sair como o planejado, a Anvisa aprovar a vacina para uso emergencial, a vacinação da primeira fase, que conta com profissionais da saúde, idosos acima de 70 anos ou 60 anos que vivem em asilos e os indígenas, começará na próxima quarta, dia 20, às 10h, em todos os estados de forma igualitária. 

Confira a nota do pedido de Sergio Takemoto para Pazuello: 

Excelentíssimo Senhor  

Eduardo Pazuello , Ministro da Saúde  

Assunto: Grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização da Covid-19  

Excelentíssimo Senhor, Tendo em vista o anúncio do Plano Nacional de Imunização e a definição de grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) vem, por meio deste, solicitar o enquadramento do bancário da Caixa como população prioritária para a vacinação, tendo em vista o atendimento a um público volumoso, em ambiente fechado. 

No ápice da pandemia, em 2020, somente na Caixa Econômica Federal, foi atendido um contingente de 120 milhões de pessoas, em função do pagamento do auxílio emergencial. Somam-se a isso as demandas cotidianas do banco público, que é também o responsável pela administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de programas sociais que atingem uma grande massa populacional, atividades essenciais para a sobrevivência da população.  

Assim, compreendemos que a vacinação desse público prioritariamente contribuirá para diminuir a disseminação do vírus, no momento em que temos tido notícias de novas cepas circulando no país. Considerando a frequente exposição dos bancários ao vírus no contato com cédulas, documentos e caixas eletrônicos, tal medida será positiva tanto para a população quanto para os trabalhadores do banco.  

Destacamos que as representações dos bancários consideram de máxima importância o pagamento do auxílio emergencial aos milhares de trabalhadores informais e famílias carentes afetados pela pandemia, por entender que a atuação do Estado na economia proporciona o desenvolvimento econômico e social do país. No entanto, é preciso que o público que frequenta as agências encontre o ambiente mais protegido possível, inclusive no que se refere aos seus interlocutores. 

Sérgio Hiroshi Takemoto Presidente da Fenae 

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *