Decisão do STF sobre jornada reduzida para pais de filhos com TEA repercute no país

Por Douglas Alexandre

Reconhecimento da medida pelo Tribunal, noticiado pela Fenae, foi destaque em diversos sites de notícias e sindicatos. Decisão fortalece direito de empregados da Caixa

No último dia 1° de julho, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) noticiou a informação de que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) reafirmou sua jurisprudência sobre a concessão de jornada reduzida, sem corte salarial, a empregados públicos que necessitam cuidar de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A matéria, depois de publicada no site da Federação, ganhou repercussão nacional. 

Sites de notícias do país e de sindicatos dos bancários replicaram a informação divulgada pela Fenae. A decisão foi tomada no dia 30 de junho pelo Pleno do Tribunal. 

Os portais publicaram a matéria e ainda destacaram o posicionamento dos representantes da Fenae. Para Eduardo Henrique, sócio da LBS Advogadas e Advogados, da assessoria jurídica da Fenae, o TST já tinha posicionamento consolidado sobre a matéria, reconhecendo a possibilidade de redução da jornada de trabalho sem decréscimo salarial, independentemente de compensação, do empregado que possui filho acometido pelo Transtorno do Espectro Autista. “A reafirmação realizada traz segurança jurídica e tem efeitos vinculantes em todos os casos com idêntico debate”, afirma. 

“Há uma quantidade expressiva de empregados da Caixa envolvidos na discussão. São muitos processos tratando do tema, sendo que a uniformização traz importante vitória aos trabalhadores e às trabalhadoras da Caixa”, comenta o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Alguns dos sites que replicaram a matéria da Fenae na íntegra foram: Novo momentoSindicato dos Bancários de Campo Grande e RegiãoÂncora 1Sindicato dos Bancários do ParáRegião HojeAção PopularSindicato dos Bancários de Catanduva e RegiãoAgência Norte, entre outros. 

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae.

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *