VA e VR: aumento real nos benefícios

Por Douglas Alexandre

Representação dos empregados orientam pela aprovação da proposta nas assembleias que acontecem nesta quarta, às 19h, até quinta no mesmo horário

Depois de quase três meses de negociação, a Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE) conseguiu aumento real nos vale-alimentação e vale-refeição, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), válido para os próximos dois anos.

Para este ano, aumento será de 10% nos valores mensais do vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. Para 2023, o aumento real será de 0,5% (INPC + 0,5%) VA/VR.

Para Cardoso, coordenador da CEE/Caixa, apesar da conjuntura e das dificuldades em mesa, o Acordo foi vitorioso para os empregados. “Não é o ideal, mas diante da conjuntura extremamente desfavorável, com um governo que assalta os direitos trabalhistas, conseguimos arrancar um acordo que atende muito bem às reivindicações das trabalhadoras e trabalhadores da Caixa”, observou. “Tivemos um aumento real nos vales alimentação e refeição, garantindo o poder de compra, embora a inflação dos alimentos esteja muito alta”, destacou Cardoso.

A intenção da Caixa era adotar o pagamento diário dos vales alimentação e refeição, em vez de mensal – o que poderia causar prejuízo aos trabalhadores. A representação dos trabalhadores rechaçou a proposta e manteve o pagamento mensal dos vales, como consta no acordo atual, cláusula 11, parágrafo 3° – ” o pagamento do benefício será efetivado no primeiro dia útil de cada mês,  inclusive durante as férias, licença médica e maternidade”.

Assembleias – Com as dificuldades superadas e a conquista de aumento real, além da manutenção de todos os direitos, a CEE orienta pela aprovação da proposta nas assembleias que acontecem desde ontem, quarta-feira (31), às 19h, até hoje, quinta-feira (01). Para votar, os bancários devem acessar a plataforma VotaBem (clique aqui para acessar) ou o link disponibilizado pelo sindicato.

Fonte: Fenae, com informações do sindicato dos bancários

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *