Representação dos empregados orientam pela aprovação da proposta nas assembleias que acontecem nesta quarta, às 19h, até quinta no mesmo horário
Depois de quase três meses de negociação, a Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE) conseguiu aumento real nos vale-alimentação e vale-refeição, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), válido para os próximos dois anos.
Para este ano, aumento será de 10% nos valores mensais do vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. Para 2023, o aumento real será de 0,5% (INPC + 0,5%) VA/VR.
Para Cardoso, coordenador da CEE/Caixa, apesar da conjuntura e das dificuldades em mesa, o Acordo foi vitorioso para os empregados. “Não é o ideal, mas diante da conjuntura extremamente desfavorável, com um governo que assalta os direitos trabalhistas, conseguimos arrancar um acordo que atende muito bem às reivindicações das trabalhadoras e trabalhadores da Caixa”, observou. “Tivemos um aumento real nos vales alimentação e refeição, garantindo o poder de compra, embora a inflação dos alimentos esteja muito alta”, destacou Cardoso.
A intenção da Caixa era adotar o pagamento diário dos vales alimentação e refeição, em vez de mensal – o que poderia causar prejuízo aos trabalhadores. A representação dos trabalhadores rechaçou a proposta e manteve o pagamento mensal dos vales, como consta no acordo atual, cláusula 11, parágrafo 3° – ” o pagamento do benefício será efetivado no primeiro dia útil de cada mês, inclusive durante as férias, licença médica e maternidade”.
Assembleias – Com as dificuldades superadas e a conquista de aumento real, além da manutenção de todos os direitos, a CEE orienta pela aprovação da proposta nas assembleias que acontecem desde ontem, quarta-feira (31), às 19h, até hoje, quinta-feira (01). Para votar, os bancários devem acessar a plataforma VotaBem (clique aqui para acessar) ou o link disponibilizado pelo sindicato.
Fonte: Fenae, com informações do sindicato dos bancários