Em pauta está a discussão dos fundos FRB e FAB, conquistas históricas dos participantes da Funcef
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) reforçou na última quarta-feira (14), a solicitação de audiência com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Em pauta estão o Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB), conquistas históricas dos participantes da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) que estão sendo ameaçadas.
“O diálogo que a Fenae busca com a Previc é de extrema importância para os participantes da Funcef. É fundamental nosso debate sobre FRB e FAB. Esses fundos são direitos dos participantes e não vamos aceitar alterações que retirem conquistas históricas”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
No ofício, enviado no último dia 2 de setembro, a Fenae solicita uma audiência presencial urgente com o diretor-superintendente, José Roberto Ferreira Savoia.
Direitos ameaçados
A Funcef é o único fundo fechado de previdência complementar que possui fundos garantidores de aumento real e benefícios dignos aos aposentados e pensionistas, o Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB).
Esses direitos estão sendo ameaçados com a intenção do governo federal e da direção da Caixa de encerrar os fundos.
“O FRB e o FAB foram conquistados após muita luta dos empregados que passaram anos sem aumento real”, recorda Takemoto.
Saiba mais
FRB e FAB: conquistas históricas dos participantes que devem ser preservadas
Informações retiradas na íntegra do site da Fenae