30 de outubro: 36 anos da greve nacional histórica dos empregados da Caixa

Por Carolina Marçal

A paralisação  que reuniu praticamente 100% dos empregados, em 1985, foi um divisor de águas na vida desses trabalhadores com a conquista da jornada de 6 horas e o direito à sindicalização como bancários

Foto: Bancários da Caixa reunidos em 1985 – Reprodução/Sindibancários ES

Para quem trabalhava na Caixa Econômica Federal nos anos 1980, em plena ditadura militar, 30 de outubro de 1985 ficará sempre marcado como o dia em que há 36 anos atrás os trabalhadores do banco em todo o país cruzaram os braços para reivindicar dois importantes direitos, que prevalecem até hoje: a jornada de seis horas e o direito à sindicalização. 

À época, os trabalhadores da Caixa eram chamados como economiários e, ao contrário dos demais bancários, tinham jornada de trabalho de 8 horas diárias. Além disso, não eram vinculados a sindicatos. 

Para mudar essa situação, a categoria passou a se mobilizar e no primeiro Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) realizado em 20 de outubro de 1985 em Brasília (DF), foi deliberada a realização da greve que obteve a mudança da jornada e o direito à sindicalização. Esta foi a primeira paralisação nacional dos empregados da Caixa e um marco no processo de organização desses trabalhadores para lutar por melhores condições de trabalho e em defesa da Caixa pública. A greve contou com adesão de quase 100% das agências do banco público.  

“A greve das 6 horas deixou um grande legado para os empregados da Caixa, que precisa ser valorizado. Foram necessárias muita organização e unidade para realizarmos aquela mobilização histórica, que uniu os trabalhadores e promoveu o fortalecimento das associações e sindicatos,” ressalta o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, que participou desse momento importante dos empregados da Caixa.  

O vice-presidente da Federação, Marcos Saraiva, também participou do movimento grevista e ressalta a sua importância. “Foi um marco para os trabalhadores da Caixa, porque além de conseguirmos o atendimento às nossas reivindicações, iniciamos a organização de um movimento dos empregados do banco, que tem sido fundamental nas últimas décadas para fazer o embate com aqueles que querem retirar direitos da categoria e promover o desmonte da empresa”, frisou o dirigente. 

Com a pressão dos trabalhadores da Caixa, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei 4.111-4, que estabelecia a jornada de seis horas diárias para os empregados da Caixa. A lei foi sancionada pelo então presidente José Sarney, em 17 de dezembro daquele ano. No dia seguinte, o Diário Oficial da União trouxe ainda a garantia do direito à sindicalização, viabilizada com a alteração do parágrafo único do artigo 556 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

Se você quer saber mais sobre os fatos que marcaram a preparação e deflagração da greve das 6 horas, acesse o livro Tijolo por Tijolo – meio século de história do pessoal da Caixa, que está disponível no site da Fenae, em publicações especiais.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *