Atendimento ao público será normalizado no dia útil seguinte ao feriado, mas pausa no meio da semana proporciona folga prolongada a muitos brasileiros
Nesta quinta-feira (2), feriado do Dia de Finados, as agências bancárias da Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras estarão fechadas para expediente interno e atendimento ao público, conforme comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A decisão segue a resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados nacionais.
Na sexta-feira, em 3 de novembro, o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente.
Os clientes da Caixa podem usar como alternativa os canais digitais e remotos de atendimento como sites e aplicativos para a realização de pagamento de contas. Operações com Pix e pagamento nos cartões de débito e crédito registram funcionamento normal. Os pagamentos de boletos e transferências via TED apenas serão processados no próximo dia útil.
Contas de consumo (água, energia, telefone e outras) e os carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).
Origem do Dia de Finados
Comemorado no Brasil em 2 de novembro, o Dia de Finados é uma data criada para que as pessoas celebrem seus entes queridos que já faleceram. Passou a ser considerado feriado nacional em 2002, com a lei nº 10.607.
Logo, o feriado de Finados remete ao luto, à saudade e a homenagens aos mortos, trazendo variados aspectos religiosos e culturais aplicados em diversas partes do mundo. A data comemorativa é muito antiga no calendário cristão católico.
A origem das comemorações do Dia de Finados foi instaurada pelo abade Odilon, de Cluny, na França, por volta do ano de 1030, expandindo-se, em pouco tempo, por todo o mundo católico como celebração dos mortos.
Informações retiradas na íntegra do site da Fenae