Instituições darão continuidade nas negociações e nos acordos pela manutenção e fortalecimento dos direitos dos empregados do banco público
O presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sergio Takemoto, esteve presente na cerimônia de posse do novo presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, realizada nesta quinta-feira (9), na Caixa Cultural Brasília. O evento contou com a presença de parlamentares, ministros de Estado e representantes de entidades bancárias e movimentos populares.
“A expectativa é de que seja mantido o diálogo entre a nova gestão da Caixa com as entidades representativas dos empregados do banco, como a Fenae. Há muitos direitos em jogo e reiteramos o nosso compromisso incondicional com a luta em defesa e manutenção dos direitos dos empregados da Caixa. Saúde Caixa e Funcef [Fundação dos Economiários Federais] são umas das nossas conquistas mais valiosas e esperamos que a nova gestão do banco fortaleça esses patrimônios”, ressalta Takemoto.
Na cerimônia, o novo presidente Carlos Vieira destacou que a Caixa faz parte da vida de milhões de brasileiros, que é o maior banco público da América Latina e que tem o papel crucial de executar as principais políticas públicas do país. Ainda de acordo com ele, o trabalho de negociação de pautas, com foco no empregado, será mantido pela gestão.
“Em relação ao Saúde Caixa, por exemplo, já solicitei ao Sergio [Mendonça, atual vice-presidente de Pessoas da Caixa] que continue tocando as negociações. Nossa gestão será feita com e para pessoas, garantindo um ambiente inclusivo e plural. Nosso compromisso será de valorização dos nossos empregados, estes que são responsáveis por transformar milhões de sonhos em realidade social”, disse ele.
Empregado de carreira da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes foi diretor da Funcef de 2016 a 2019. De 1995 a 2001, Carlos Vieira atuou como Superintendente Regional na Paraíba. Já foi secretário-executivo e diretor de desenvolvimento institucional do Ministério das Cidades e ocupou, também, o mesmo cargo no Ministério da Integração Nacional em 2015.
O presidente da Caixa ainda fez, no pronunciamento, um agradecimento à antecessora, Rita Serrano. Entre os presentes na cerimônia, estiveram: Marcos Aurélio Saraiva, diretor de Administração e Finanças da Fenae; José Herculano do Nascimento Neto, presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae; Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef; Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Isaac Sidney, presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos); Carlos Castro, diretor de relacionamento institucional da Associação Nacional dos Advogados da Caixa; Renato Correia, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção); Luiz Antonio França, presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias); Maria de Lourdes Lopes, representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.
Informações retiradas na íntegra do site da Fenae