Na última sexta-feira (25/10), Rachel Weber (Políticas Sociais) conheceu de perto o trabalho de reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social em Macapá
Projeto desenvolvido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/AP, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, tem feito a diferença na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social, em Macapá (AP). Na tarde da última sexta-feira (25/10), a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, foi conferir de perto as transformações que o projeto “Educar é um risco de liberdade e autonomia” realiza na vida dos meninos e meninas que são atendidas no Centro de Solidariedade João Paulo I, com aulas de reforço escolar e educação cidadã.
Atualmente, o projeto atende 60 alunos que têm entre 8 e 15 anos de idade, com acompanhamento educacional que envolve uma série de atividades essenciais para o fortalecimento e o desenvolvimento cognitivo dos jovens estudantes de escolas públicas, moradoras nas áreas próximas ao Centro de Solidariedade, provenientes de famílias de baixa escolaridade e renda. Com isso, são oferecidas aulas de matemática e português, com ênfase no desenvolvimento da escrita, leitura e interpretação de texto. Além disso, na compreensão e resolução de situações problemas a partir de aprendizagem das operações matemáticas.
A diretora Rachel Weber ressalta como a iniciativa transforma a vida das crianças assistidas. “Para mim, como diretora de Políticas Sociais da Fenae, é uma honra ver de perto o impacto positivo que esse trabalho está levando para a vida dessas crianças que moram em regiões de vulnerabilidade social aqui em Macapá. Esse projeto se soma a outras diversas iniciativas que a Fenae desenvolve pelos quatro cantos do Brasil para dar mais oportunidade para meninos e meninas e suas famílias por meio da educação”, enfatiza. “Essa experiência reforça o compromisso dos empregados com a missão de promover mudanças positivas na comunidade”, finaliza Rachel.
A presidenta da Apcef/AP, Erika Carvalho, destaca o impacto positivo em toda a comunidade. “Essa parceria entre a Fenae, a ONG e o instituto é de extrema importância, pois promove transformação através da educação. É um projeto muito bonito, que não só transforma a vida das crianças, mas também das famílias. Além das aulas de reforço, contribuímos com material escolar e a distribuição de cestas básicas. Embora possa parecer simples, essas iniciativas têm um efeito realmente transformador na comunidade”, destacou.
A coordenadora da ONG Moradia e Cidadania, Leila Miranda Sampaio, enfatizou como a iniciativa permite que alunos aprendam a interagir, compartilhar e colaborar, não só com os colegas, mas também com monitores e familiares. “Além das aulas de português, matemática e leitura, as crianças são incentivadas pela equipe multidisciplinar a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como empatia, cooperação e autocontrole. Esses aprendizados são fundamentais para o crescimento delas como seres humanos dignos e capazes de transformar a realidade onde vivem. Esse envolvimento transforma suas vidas”, conta Leila.
A ação faz parte da agenda de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, que beneficia iniciativas relacionadas à segurança alimentar, à educação e à inclusão produtiva em todo o país. Entre outros, a visita também contou com a presença do superintendente da Caixa Amapá, Rafael Santos Bento Gonçalves.
Projetos por todo o Brasil
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforça a importância estratégica do trabalho realizado pela entidade em parceria com as Apcefs de todo o Brasil para dar oportunidades às pessoas que mais precisam. “Nós, que estamos no movimento social, que participamos de entidades sindicais e associativas, lutamos para que todos tenham oportunidades iguais. Queremos que todos tenham acesso à educação, ao lazer, ao esporte e à cultura, porque é isso que vai transformar o país em um lugar mais justo e solidário,” finalizou Takemoto.
Campanha do Mês das crianças
Ainda há tempo de fazer a diferença na vida de centenas de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em doar para a campanha do Mês das crianças, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), tem até o dia 31 de outubro.
Os recursos arrecadados durante a campanha serão revertidos para os 27 projetos da Fenae e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) com a ONG Moradia e Cidadania.
Veja como é simples doar!
Doe por meio do aplicativo do seu banco: basta apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo (inserir a imagem).
As doações também podem ser feitas pelo pix: CNPJ 34.267.237-0001-55 (Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF).
Transferência bancária: Banco Caixa (104) | Agência: 4316 | Operação: 003 | Conta corrente: 266-0.
Futuro Brilhar
Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.
Informações retiradas na íntegra do site da Fenae