Bancárias e bancários da CAIXA realizam um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa na próxima segunda-feira, 30 de outubro. O Sindicato promoverá mobilização em frente à Agência Carmo Sion, na Savassi, a partir das 10h, para chamar atenção para a importância da manutenção dos princípios do plano.
No dia 17 de outubro, trabalhadoras e trabalhadores do banco também realizaram mobilização em defesa do Saúde Caixa. A ação ocorre devido à postura intransigente da CAIXA nas negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico sobre o plano, que tem vigência até 31 de dezembro.
O movimento sindical vem alertando que, caso as contribuições passem a ser feitas por faixa etária, os valores podem inviabilizar a permanência de muitas pessoas no Saúde Caixa. Os trabalhadores cobram, também, que o banco mude o posicionamento sobre limitar suas contribuições ao plano em 6,5% da folha de pagamentos.
Restam, portanto, apenas dois meses de negociações para assegurar um acordo justo. É muito importante que empregadas e empregados, da ativa e aposentados, discutam o tema e participem das atividades do Dia Nacional de Luta. Para saber mais, veja a plenária promovida pela Fetrafi-MG sobre o tema.
“A data deste Dia Nacional de Luta é simbólica, pois 30 de outubro marca uma greve histórica, em 1985, que contou com adesão de quase 100% das unidades no Brasil e garantiu a jornada de seis horas, além do direito à sindicalização. Aquela greve deixou claro que, unidos, podemos conquistar avanços para empregadas e empregados. Agora, temos que nos organizar, ainda mais, para defender nosso plano de saúde”, afirmou Eliana Brasil, empregada da CAIXA e diretora do Sindicato.
Informações retiradas na íntegra do site bancariosbh