Câmara discute abertura das agências bancárias aos sábados e domingos nesta quarta (30)

Por Elizeu Junior

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o PL representa mais uma agressão aos direitos dos trabalhadores. “Vamos trabalhar intensamente contra a aprovação”, afirmou

A Câmara dos Deputados vai voltar a discutir o Projeto de Lei 1043/2019, que trata da abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. O PL está na pauta da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) desta quarta-feira (30) e tem parecer do relator, deputado Eli Corrêa Filho (UNIÃO-SP) pela aprovação do projeto.

Em julho deste ano a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e outras entidades em defesa dos bancários estiveram em audiência pública na Câmara para dialogar com os parlamentares contra a proposta. Na ocasião, o presidente da CDC decidiu que o projeto voltaria a ser debatido apenas após as eleições.

Leia mais
Entidades conseguem adiar votsação de PL sobre  o trabalho bancário nos fins de semana

De acordo com a proposta do deputado David Soares (União/SP), a abertura de agências bancárias (Caixa Econômica Federal, bancos comerciais e bancos múltiplos com carteira comercial) será das 9h às 14h, aos sábados, e das 9h às 13h, aos domingos.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o PL representa mais uma agressão aos direitos dos trabalhadores. “O objetivo é, mais uma vez, e unicamente, o lucro dos bancos. O excesso de trabalho, a extrapolação da jornada, o assédio e pressão a que são submetidos os empregados para atingirem metas estão adoecendo os trabalhadores da Caixa. do projeto”, destacou.

Cidadãos rejeitam a proposta – Em uma enquete aberta no site da Câmara dos Deputados, 97% dos cidadãos que opinaram sobre a medida são contra a abertura das agências aos finais de semana (18. 404 pessoas). Apenas 3% (444 pessoas) são favoráveis à proposta. Clique aqui para opinar.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *