Conquista dos trabalhadores na Campanha Nacional PLR começa a ser paga nesta sexta (09)

Por Douglas Alexandre

A antecipação da primeira parcela foi reivindicada pela CEE/Caixa e confirmada pelo banco em comunicado aos empregados

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/2023 garantiu a manutenção de direitos aos empregados da Caixa e à categoria bancária como um todo. Um deles é o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). No banco público, em atendimento à reivindicação das representações dos trabalhadores, a primeira parcela – cujo pagamento poderia ser efetuado até 30 de setembro – será paga nesta sexta (9).

“A antecipação da PLR, o reajuste de 8% e a cesta alimentação adicional no valor de R$ 1.000,00 é uma valorização dos empregados, mas, ao contrário do que o banco disse em seu comunicado, isso foi conquista do movimento sindical, após um processo de negociação marcado pela tentativa de retirada de direitos”, ressalta o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Cardoso.

O ACT da Caixa prevê a criação de um Grupo de Trabalho bipartite, com representação dos trabalhadores e do banco, com objetivo de garantir a transparência no pagamento da PLR. A previsão é de que esse GT tenha início em outubro e conclua os trabalhos até a data de 31 de dezembro de 2022.   

A participação nos lucros ou resultados dos bancos foi conquistada pelos trabalhadores em 1995. Em 2010, além da regra básica e da parcela adicional da regra Fenaban, os empregados da Caixa conquistaram a PLR social.

Salários

Salários e outras verbas deverão ser reajustados a partir de setembro. Conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), assinado no dia 2 de julho, a categoria terá reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, reajuste de todos os valores fixos e tetos pelo INPC + 0,5% de aumento real.

Os trabalhadores conquistaram também, para 2022, aumento de 10% nos valores mensais dos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000 em vale alimentação, que será creditado no dia 20 de setembro.

Informações retiradas na integra do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *