Em entrevista ao jornalista Luis Nassif, presidente da Fenae diz que entidades vão intensificar mobilização contra subsidiária das loterias

Por Douglas Alexandre

Sergio Takemoto disse ainda que as entidades representativas buscam agenda com o ministro Fernando Haddad para tratar do assunto

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, voltou a condenar a transferência das loterias da Caixa para uma subsidiária. Em entrevista ao jornalista Luís Nassif, no TVGGN 20 horas, o dirigente disse que as entidades representativas vão intensificar a mobilização para barrar a manobra, que pode acarretar a privatização das loterias, e estão buscando agenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do assunto.

“Nós precisamos fazer uma ampla mobilização para que não ocorra essa transferência das loterias da Caixa, que possa vir no futuro facilitar a privatização. Estivemos no Congresso para conversar com vários parlamentares e conseguir uma agenda com o Haddad para colocar todos os riscos dessa transferência. Também enviamos um ofício e ainda não obtivemos uma resposta”, enfatizou o presidente da Fenae.

Takemoto lembrou que a criação das subsidiárias foram manobras usadas pelo governo anterior para privatizar áreas lucrativas de estatais, utilizando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a venda de subsidiárias de empresas públicas e sociedades de economia mista sem autorização legislativa.

O presidente da Fenae destacou ainda a importância dos recursos arrecados pelas loterias para as políticas públicas do governo federal.  Do valor arrecadado, 40% são destinados a programas sociais, além disso 30% dos recursos são taxados pelo imposto de renda.

“Mais da metade dos recursos fica com o governo. E no projeto que foi aprovado das bets (apostas esportivas de quota fixa), apenas 15% será taxado pelo imposto de renda e apenas 12% irão para programas sociais. Olha a diferença Nassif. É um prejuízo tremendo para o governo e a sociedade. Tudo isso está sendo feito na calada noite, sem nenhuma discussão com a sociedade, com o parlamento, e eu não acredito que o governo está a par disso”, frisou Takemoto.

Confira a íntegra da entrevista!

Entenda o caso

O Conselho de Administração da Caixa convocou uma reunião em caráter de urgência para segunda (18) com objetivo de votar a transferência das loterias para subsidiária. Ao tomar conhecimento, a Fenae e a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) encaminharam carta ao ministro Fernando Haddad em que manifestam posicionamento contrário a ação. Os trabalhadores também realizaram ato público em Brasília.

Graças a pressão dos trabalhadores, o Conselho recuou e deve retomar a discussão da proposta em 10 dias uteis.

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *