Condições de trabalho, apuração rigorosa das denúncias de assédio sexual e combate efetivo a qualquer tipo de assédio na CAIXA. Estes foram os assuntos tratados na primeira reunião de negociação entre a Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE) e o banco. A reunião aconteceu nesta quinta-feira,14 de julho, e faz parte da Campanha Nacional 2022.
Cardoso, coordenador da CEE/Caixa, cobrou esclarecimentos do banco sobre as graves denúncias de assédio sexual e moral praticados por Pedro Guimarães, ex-presidente do banco, enquanto ainda estava no cargo. “A situação é gravíssima. Obviamente respeitamos o direito de defesa de todas as pessoas, mas queremos apuração rigorosa dos casos não só de Pedro Guimarães, mas de outros dirigentes do banco que também foram acusados”, enfatizou.
O banco apresentou um novo canal de denúncias de assédio moral e sexual – o Diálogo Seguro Caixa.
Segundo Cardoso, embora reconheça a iniciativa do banco, a Comissão vai estudar a fundo o funcionamento do canal. “Precisamos de garantias de que é um canal seguro, onde as mulheres serão realmente acolhidas e respeitadas. É fundamental que as entidades tenham acesso e acompanhem as denúncias feitas no canal. Também precisamos fomentar a cultura da denúncia, de modo que os trabalhadores e trabalhadoras não sejam desestimulados a denunciar”, destacou. “Estamos num bom caminho das negociações. Este modelo será estudado, aperfeiçoado e vamos negociar para que seja incluído nas cláusulas do Acordo Coletivo”, informou o coordenador.
A próxima reunião está marcada esta quarta-feira, dia 20 de julho.
Calendário das rodadas de negociação
- 20/07 (quarta-feira) – Condições e jornada de trabalho
- 21/07 (quinta-feira) – Saúde do Trabalhador e Saúde Caixa
- 25/07 (segunda-feira) – Teletrabalho
- 27/07 (quarta-feira) – Funcef e benefícios
- 02/08 (terça-feira) – Pendências
Informações retiradas na íntegra do site do Sindicato dos Bancários de BH