Entidades conseguem adiar votação de PL sobre o trabalho bancário nos fins de semana

Por Carolina Marçal

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor assumiu o compromisso de votar o projeto apenas depois das eleições. Deputados presentes pediram o arquivamento imediato do projeto

A votação do Projeto de Lei 1.043/2019, que libera a abertura das agências bancárias no sábado e domingo, foi adiada para após o período eleitoral. A notícia veio na audiência pública desta quarta-feira (6), realizada na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), da Câmara dos Deputados. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e outras entidades representes dos trabalhadores, destacaram que o projeto é elitista, não visa a criação de emprego, mas o aumento do trabalho bancário apenas para a venda de produtos e adoecimento da categoria.

Segundo o diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae, Moacir Carneiro, os argumentos do projeto – melhorar o atendimento ao consumidor e gerar empregos – são falhos. Para ele, o trabalho aos sábados seria apenas para que os empregados vendessem mais produtos para a população. “Mais de 60% das transações são eletrônicas. Isso revela que não há necessidade de abrir aos fins de semana. Além disso, os bancos diminuíram o número de empregados. Se quer melhorar o atendimento ao consumidor é preciso contratar. Não é abrindo aos sábados e domingos que irá melhorar. Abrir aos sábados e domingos é precarizar e adoecer ainda mais os trabalhadores”, afirmou.

Para a presidenta da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Juvandia Moreira, o foco da Comissão deveria ser o de priorizar a defesa da população. “Essa Comissão precisa se debruçar em como a gente leva agência bancária para esse país, para a toda a população, reduzir as taxas de juros, que são exorbitantes, como vamos resolver o problema do endividamento das famílias e ampliar o atendimento bancário, mas com trabalhadores atendendo e não com a sobrecarga de trabalho que a gente vive”, destacou.

O trabalho aos fins de semana para vender produtos dos bancos também foi citado pela presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região (Seeb/SP), Ivone Maria da Silva. “O que temos que discutir também é o grande endividamento desse cliente. É uma forte pressão desses locais de trabalho, e é muito importante que o trabalhador tenha o seu período para descansar. O que temos percebido é que o trabalhador brasileiro tem extrapolado sua jornada de trabalho e não tem o seu sábado e domingo para ficar com a sua família”, ressaltou.

Representante do Conselho Diretor do Grupo Executivo Nacional da Agenda Legislativa das Centrais Sindicais (GEAL), Alexandre Caso, também ressaltou que o foco do debate dever ia ser a ampliação dos serviços oferecidos pelos bancos. “Não chega a 3% a quantidade de transações que são realizadas dentro da agência física. A representação dos trabalhadores nunca se negou a negociar, mas tem que procurar os sindicatos. Esse projeto, da maneira como está não gera emprego.”

Os convidados para a audiência frisaram ainda que após a mudança na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o negociado se sobrepõe ao legislado, desse modo, os serviços elencados como necessários ao funcionamento dos bancos, como feiras, concessionárias de veículos já dispõem do serviço, o que necessita é a negociação e formalização de acordo com os sindicatos da categoria.

Arquivamento do PL

Autor do pedido da audiência pública, deputado Ivan Valente (PSOL-SP), afirmou que o projeto precisa ser arquivado imediatamente e contestou os argumentos dados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Eu achei que a Febraban tinha mais argumentos que gerar empregos e atender o consumidor. Achei que tinham base para apresentar uma proposta como essa. Agora como o próprio representante da Febraban diz que 67% das operações já são feitas pela internet, ele próprio derrubou o argumento. Esse é um movimento para elitizar ainda mais o atendimento, obter lucro e perder direitos. Nesse caso essa lei só tem um local, é o arquivo, imediato”, afirmou.

O parlamentar afirmou ainda que iriar conversar com o autor do projeto e o relator, deputado Eli Correa Filho (UNIÃO-SP), para que se arquive totalmente o PL. “O próprio autor está recuado sobre o projeto. Gerar emprego é abrir mais agencias, contratar mais bancários e aliviar essa tensão. Vamos construir um projeto para melhorar o atendimento ao consumidor e manter os direitos”.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deputado Silvo Costa FIlho (AVANTE/PE) afirmou que a audiência vai ajudar nas considerações do relator Eli Correia e espera a conversa entre o autor e relator para decidir o próximo passo do PL. “Temos tempo para ir construindo e se o autor entender que não cabe mais, ele tem por oficio retirar a sua preposição. Acho que a gente sai daqui com um conjunto de preposições para aperfeiçoar o texto ou ir para outro caminho”, finalizou.

Deputada Erika Kokay (PT-DF), aposentada da Caixa, foi enfática ao dizer que o projeto rouba os direitos dos bancários. “Querem aprofundar essa realidade roubando o sábado dos bancários. Nós sabemos que não há necessidade das agências nos finais de semana. Querem impor a sanha dos banqueiros e nós estamos aqui o que a depender dos nossos mandatos, esse projeto vai para o arquivo. O Brasil tem que respirar o ar da democracia e respeitar os trabalhadores”, reforçou.

Na visão do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a Comissão deveria estar focada na defesa do consumidor. “O que se verifica é crescimento dos lucros dos bancos, perda dos serviços e exclusão bancárias. As agências estão sendo fechadas, as pessoas estão tendo que se deslocar. Esse é o debate que deveria estar sendo feito. Do que se trata então? Se trata de uma proposição que busca de uma autorização para aumentar a jornada de trabalho bancária”, avaliou.

Também ex-empregado da Caixa, o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) ressaltou o adoecimento da categoria. “É hipocrisia dizer que vai gerar empregos, porque eles fecharam mais de cinco mil agencias. Sinceramente acho um absurdo e não é a primeira vez que essa matéria chega aqui nesta casa. Só tem uma solução para esse PL, arquivar!”

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *