Mortes na categoria fazem bancárias e bancários reivindicarem prioridade na vacinação

Por Douglas Alexandre

Bancárias e bancários de todo o país realizam, nesta quinta-feira, 27, o Dia Nacional de Luta pela inclusão da categoria como essencial no Plano Nacional de Vacinação (PNI) e por vacina para todos. A iniciativa se soma a diversas outras ações já realizadas pelo Sindicato e pela Contraf-CUT em defesa da imunização.

“Não desistimos da luta e da cobrança de vacina pra todos já. Os trabalhadores das atividades essenciais, como @s bancári@s, têm que ser incluíd@s na prioridade da vacina já que o atual governo não comprou vacina pra todos. Em todos os decretos municipais e estaduais que colocam restrição ao atendimento, os bancários e bancárias são obrigados a trabalhar”, lembrou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

O Comando Nacional dos Bancários cobrou mais uma vez, nesta segunda-feira, 24, que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) fornecesse os números de trabalhadores do setor que foram contagiados e também o número de óbitos. No entanto, alguns números já podem ser considerados como indicadores do elevado número de mortes na categoria.

Mortes na categoria

No primeiro trimestre de 2020, o número de mortes de bancárias e bancários, de acordo com o número de desligamentos por morte de trabalhadores com carteira assinada foi de 55, pelos dados do Boletim Emprego em Pauta, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Esse número mantém pequenas variações ano a não, mas no primeiro trimestre deste ano saltou para 152, crescimento de 176,4% (veja o gráfico ao final da matéria).

As mortes de trabalhadores de todas as categorias seguem a mesma tendência e cresceram 71,6% na comparação entre os primeiros trimestres de 2020 e 2021. No entanto, chama a atenção o salto maior verificado na categoria bancária, uma das que estão na linha de frente do atendimento à população.

Atividades

Nesta quinta-feira, 27, Dia Nacional de Luta, os sindicatos da categoria bancária vão divulgar a reivindicação, expor os riscos a que bancários e bancárias estão expostos nas agências, assim como reforçar a cobrança por vacina para todos já. #VacinaJá

Com informações do Sindicato dos Bancários de BH e Região e Contraf-CUT

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *