O aniversário de 160 anos da Caixa é marcado por protestos e manifestos

Por Comunicação APCEF/MG

As mobilizações que aconteceram pelo Brasil foram destaques na mídia 

Nessa terça-feira (12), a Caixa Econômica Federal comemorou seus 160 anos de história. Apesar da data importante, o marco do dia para as mídias de todo o país foi sobre as manifestações dos empregados mobilizados pela Fenae e outras entidades associativas que defendem os funcionários.  

A principal questão denunciada questionava o desrespeito da direção do banco aos empregados, além das ameaças de privatização da Caixa e as tentativas de sucateamento que sofre no governo atual. 

BR Político , do jornal Estadão, informou sobre o déficit de quase 20 mil empregados no banco públic, fato que a Fenae tem denunciado para reivindicar mais contratações para o banco. E destacou a opinião do presidente da Federação, Sergio Takemoto. “Além de piorar as condições de trabalho, a falta de bancários pode prejudicar o atendimento à população, principalmente neste contexto de pandemia”, publicou o veículo. 

As denúncias de pressões por metas desumanas e a reivindicação por mais empregados foram destaque no Brasil de Fato. A manifestação é em defesa da manutenção do banco em poder da população e também contra a chamada “gestão pelo medo” – denúncias de pressão da empresa para adesão a Programas de Desligamento Voluntário (PDVs), reestruturação do banco sem diálogo com os empregados, jornadas exaustivas, condições de trabalho inadequadas para o home office e cobrança de metas consideradas abusivas no contexto da pandemia”, informou. 

Blog do Servidor , do Correio Braziliense, divulgou a mobilização em frente ao prédio da Matriz I da Caixa, em Brasília, que aconteceu nesta terça-feira (12). E destacou a posição da Fenae sobre as ameaças de privatização que a Caixa sofre no governo Bolsonaro e na direção de Pedro Guimarães, presidente do banco. “O ato é em defesa do fortalecimento do papel social do banco e contra a venda de setores estratégicos da instituição, como as áreas de Seguridade e de Cartões e o futuro Banco Digital estruturado para o pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais”. 

Departamento de Comunicação da APCEF/MG com informações da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *