PL que ameaça direito de greve é retirado de pauta e não deve ser votado esse ano

Por Elizeu Junior

A proposta estava na pauta da última reunião da Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados

A articulação dos movimentos sindicais bancários e da bancada de oposição na Câmara garantiu a retirada do PL nº 817/22 da pauta da reunião da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP). Como o presidente da CTASP, Leônidas Cristino (PDT-CE) anunciou que a reunião desta quarta-feira, 14, era a última sessão deliberativa do colegiado neste ano, a proposta não deve ser apreciada na atual Legislatura. O PL, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), ameaça o direito de greve ao definir como serviço essencial os meios eletrônicos de pagamentos e transferências bancárias.

Durante toda a manhã desta quarta-feira, os bancários ocuparam as redes sociais, com tuitaço e envio de mensagens aos membros da Comissão, lembrando que a greve é um direito, que essencial são os trabalhadores e pressionando pela retirada do referido PL. Por três oportunidades a proposta foi retirada por pedido dos deputados Erika Kokay (PT-DF) e Rogério Correa (PT-MG).

“Sem dúvida foi uma vitória da luta em defesa dos nossos direitos. A atuação dos parlamentares que apoiam os trabalhadores, em parceria com os sindicatos em todo o país, também foi fundamental”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Confira aqui a tramitação:

Link do substitutivo: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2188112&filename=Tramitacao-PL%20817/2022

Link da tramitação: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2319202

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *