Produção de pães artesanais é o foco do novo projeto da FENAE e APCEF/AL em parceria com a Moradia e Cidadania

Por Douglas Alexandre

Iniciativa conta com a ajuda do Instituto Amigos da Sopa e prevê ações para fazer a diferença nas comunidades de menor renda de Maceió

Fenae e Apcef/AL em parceria com a Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania, tendo o suporte do Instituto Amigos da Sopa de Alagoas: uma proposta de objetivos comuns que quer fazer a diferença nas comunidades de menor renda de Maceió, para contribuir com a mudança do cenário de vulnerabilidade social de crianças, adolescentes e mulheres do bairro de Antares e adjacências. A ação, denominada “Pães Caseiros Artesanais”, integra o Movimento Solidário, programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs para auxiliar na transformação para um mundo melhor. Os eixos dessa iniciativa são baseados em educação cidadã, inclusão produtiva ou promoção de renda para a parcela mais vulnerável da população e segurança alimentar.  

Os esforços, desta vez, estão concentrados na ajuda aos Amigos da Sopa, instituição que vem promovendo em uma comunidade carente da região cursos profissionalizantes para mais de 100 mulheres entre 18 e 45 anos, mirando a produção de pães artesanais caseiros. A meta, nesse caso, é impulsionar a geração de renda aos participantes. A comunidade beneficiada, conhecida como Antares, fica situada próxima à sede social da associação alagoana.

Os passos dados preveem ainda a oferta de reforço escolar e outras atividades de igual relevância para crianças e adolescentes que vivem na pobreza ou em vulnerabilidade social, por meio de ações de desenvolvimento sustentável, com a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de famílias contempladas pelo projeto.

A pobreza e a desigualdade social são fortes propulsores para que as crianças e adolescentes, além de jovens e mulheres, tenham mais dificuldades. Nas comunidades da região, há falta de emprego e renda, privação da convivência familiar/comunitária, índices de violência (inclusive doméstica), uso de drogas e até problemas de saúde, sobretudo aos que vivem em locais sem moradia digna e sem saneamento básico.

O projeto “Pães Caseiros Artesanais” foi deflagrado em janeiro, embora as aulas tenham sido iniciadas agora em março, com previsão de encerrarem-se no fim de dezembro. São 10 turmas de 10 mulheres a cada mês da vigência dessa ação, com aulas às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, contabilizando 8 horas-aulas por semana. A iniciativa, como parte da parceria entre a Fenae e a Apcef/AL com a Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania, atende mulheres da região do Antares, bairro da parte alta de Maceió.

Serão promovidas oficinas de capacitação com objetivos abrangentes: produção de pães artesanais – incluindo cuidados básicos de higienização, marketing e precificação de produtos ou serviços e empreendedorismo combinado com economia solidária. Haverá também, em momento seguido, a doação de tudo o que for produzido para os próprios participantes das oficinas.

Em Alagoas, o projeto “Pães Caseiros Artesanais” está amparado por ações alinhadas a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque desta vez para o ODS 8, que prevê trabalho decente e crescimento econômico inclusivo e sustentável, com emprego pleno e produtivo em benefício da comunidade. Busca-se, assim, atingir níveis mais elevados de produtividade da economia local por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive através de um foco em setores de alto valor agregado, além de setores intensivos de mão de obra.

Apoio por um mundo melhor e mais inclusivo

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, comenta que o apoio a entidades como o Instituto Amigos da Sopa, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, não apenas traz benefícios tangíveis para as famílias e suas comunidades, mas é uma maneira eficaz de contribuir para um mundo melhor e mais inclusivo.

Sergio Takemoto comenta ser uma agradável satisfação para as entidades representativas do movimento associativo do banco público reforçar a parceria com a Moradia e Cidadania. “Consideramos essa parceria fundamental para que o país tenha um pouco mais de esperança e ofereça dignidade para a população atingida pela fome e pela miséria”, argumenta.

O presidente da Fenae acrescenta ser importante que o projeto “Pães Caseiros Artesanais” conte com o esforço, a dedicação e o profissionalismo de empregados da Caixa no estado de Alagoas. E conclui: “Esse trabalho coletivo tem sido fundamental para viabilizar benefícios à parcela mais vulnerável da população”.

“O projeto ‘Pães Caseiros Artesanais’ tem sido uma grata surpresa. O Brasil sempre teve desigualdade social, mas nos últimos anos essa situação ficou mais acentuada com a pandemia e pela falta de políticas públicas. Diante desse cenário, a sociedade civil, articulada com associações e outras entidades representativas, passou a fazer alguma coisa para melhorar a vida das pessoas de baixa renda”, afirma Josuel Cardoso da Silva, presidente da Associação do Pessoal da Caixa de Alagoas (Apcef/AL).

Ele ressalta a relevância da parceria com a Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania e com o Instituto Amigos da Sopa para a realização do projeto. “Não precisamos ir longe para encontrar quem precisa de ajuda. Por isso, ficamos felizes em fazer parte de um processo social tão importante como esse”, sentencia.

Para Arimatéa Lafayette, coordenador estadual da Moradia e Cidadania de Alagoas, a parceria com a Fenae e a Apcef local corrobora com a preocupação dos empregados da Caixa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Isso é de uma importância muito grande”, completa.

Informações retiradas na íntegra, do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *