Seis maneiras para começar seu negócio com sucesso

Por Douglas Alexandre

Mais de 25% das empresas não passam do primeiro ano de funcionamento por falta de planejamento

Sonho de muitas pessoas, abrir um negócio próprio pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque depende de muitos fatores para que um novo negócio possa deslanchar e render bons frutos. Segundo dados mais recentes da Agência Brasil, cerca de 39,9% da população ocupada, trabalham com o próprio empreendimento, mas destes, 25% não passam do primeiro ano de prestação de serviço.

Pensando nisso, elaboramos seis orientações de especialistas, para que você possa atingir seu objetivo de ter o próprio negócio de maneira estável e consciente. São elas:

Conheça o mercado

É fundamental que você conheça o local onde deseja instalar seu negócio, saber quais são as demandas do mercado e sua concorrência. Será necessário realizar algumas adaptações ou mobilizar alguma reforma? essas perguntas impactam diretamente no orçamento inicial do empreendimento.

Conquiste seu público

Primeiro você precisa definir qual o perfil de clientes deseja atingir, não é possível atender um público muito amplo sem tornar o seu negócio genérico. O ideal é que trabalhe com ideias novas e que sejam o diferencial do seu negócio, para o seu concorrente.

Planeje seu tempo

Programe atividades e desenvolvimento de tarefas. Evite procrastinar ajustes e manutenções. Nesse momento será necessário um engajamento maior de sua parte, mudando hábitos e costumes para se dedicar ao seu negócio, mas atenção: a pausa para o descanso e relaxamento é fundamental para o seu equilíbrio mental.

Administre as finanças

Sempre mantenha as contas em dia e poupe dinheiro o máximo que puder. Evite misturar despesas pessoais com às da empresa. Estipule seu próprio salário sem extrapolar os limites de lucros e mantenha uma reserva para capital de giro. Isso é obrigatório para manutenção financeira do negócio.

Se atualize

É sempre muito importante que você possa realizar cursos e frequentar palestras de empreendedorismo. Manter um círculo de convivência com pessoas do mesmo seguimento lhe trará suporte e mais experiência na gestão do negócio. Também é necessário não se limitar em um modelo de vendas engessado e sempre acompanhar novas tendências de mercado.

Aprenda com erros

Começar um negócio nunca é fácil, mas normalmente há uma empolgação inicial que se dilui a longo do tempo. Errar e até ter prejuízo no início é normal, mas vale ressaltar que deve- se ficar atento às falhas para aprimorar os processos e não insistir muito tempo em propostas que não deram bom retorno.

Agora é colocar em prática todas às dicas apresentadas e começar um novo projeto de empreendimento. Empregado Caixa que deseja se qualificar, pode acessar a Rede do Conhecimento com seu login do mundo caixa e degustar o primeiro módulo de vários cursos gratuitamente. Associado APCEF/MG tem acesso liberado ao conteúdo completo.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta