Em CDN, Fenae enfatiza o compromisso com a defesa dos direitos dos participantes da Funcef

Por Douglas Alexandre

A Federação reiterou sua firme posição de não tolerar propostas para solucionar o equacionamento do Reg/Replan Saldado que venham a prejudicar os direitos dos participantes

O Conselho Deliberativo Nacional da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) reuniu-se nos dias 4 e 5 de abril, sendo a defesa dos direitos dos participantes da Funcef um dos principais temas debatidos.

Durante a apresentação de Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef eleito pelos participantes e convidado pelo CDN para falar sobre a Fundação, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, enfatizou a solicitação para que as entidades representativas integrem o Grupo de Trabalho (GT) criado entre a Caixa e a Funcef para tratar do equacionamento.

“Temos pessoas com condições excepcionais, competentes e qualificadas para contribuir na busca dessa solução. Estamos atuando em várias frentes, inclusive na Previc [Superintendência Nacional de Previdência Complementar]. Não vamos aceitar que os participantes sejam excluídos dos debates sobre assuntos que dizem respeito aos seus recursos”, destacou.

Jair destacou os resultados da Funcef em 2023, quando todos os planos de benefícios superaram a meta atuarial do período. (Leia matéria sobre o balanço anual aqui). Ele também abordou o fim do equacionamento do REG/Replan Não Saldado (leia matéria aqui). Sobre este assunto, os membros do CDN questionaram sobre a situação dos participantes do REG/Replan Saldado.

Marcos Saraiva, diretor de Administração e Finanças da Fenae, ressaltou que a solução não pode envolver a retirada de direitos. “Não é possível resolver o equacionamento com a retirada de direitos. A Funcef e a Caixa precisam encontrar outro formato, diferentemente do que foi feito com o Não Saldado. E reforçamos nossa defesa incondicional ao Fundo de Acumulação de Benefício (FAB) e ao Fundo de Revisão de Benefício (FRB).

Na ocasião, o CDN, por maioria, declarou apoio aos candidatos do Movimento em Defesa da Funcef nas eleições que ocorrem entre os dias 16 e 19 de abril. (Leia matéria aqui).

Também participou do CDN a coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Uehara, que comunicou aos presentes as atualizações da Comissão e a mesa de negociação com o banco, que deve acontecer nesta terça-feira (9).

Transferência das loterias- O presidente da Federação, Sergio Takemoto, abriu o CDN falando sobre a realização da audiência pública que discutiu a transferência das loterias para subsidiária (leia aqui). Ele defendeu que o assunto seja retirado da pauta do Conselho de Administração do banco e que haja um amplo debate sobre o tema com a sociedade e as entidades representativas dos empregados da Caixa.

Jogos da Fenae 2024 – O CDN também debateu o maior evento esportivo entre bancários do país. Os Jogos de 2024 acontecerão entre os dias 15 e 21 de agosto em João Pessoa (PB). A comissão dos Jogos Fenae definiu o regulamento, que incorporou sugestões dos representantes regionais. O documento será divulgado posteriormente. Uma novidade dos Jogos é o Beach Tênis, modalidade que estreará em caráter experimental.

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *