Estatuto da Funcef: abaixo-assinado já tem mais de 10 mil assinaturas

Por Comunicação APCEF/MG

O Conselho Deliberativo da Funcef aprovou graves alterações no Estatuto em maio desse ano

O abaixo-assinado exigindo que a Funcef respeite o Estatuto criado em 2007 já tem mais de 10 mil assinaturas. Criado pela Fenae no dia (30/06), o abaixo-assinado requisita que o Conselho Deliberativo da Funcef reveja, já em sua próxima reunião, a violação do Estatuto da fundação e adote postura de fiel cumprimento às normas estatutárias em vigor. (clique aqui e assine)

O Estatuto de 2007 da Funcef é resultado de um processo de negociação entre Caixa, Funcef e participantes e garante condições iguais a participantes e patrocinadora, ao estabelecer que mudança na estrutura dos planos (seus regulamentos) e no próprio Estatuto dependem de maioria de votos no Conselho Deliberativo. Assim, impede-se escolha exclusivamente por um dos financiadores dos planos, a patrocinadora, sem que se considere a posição do outro financiador, o conjunto de participantes. 

Em maio desse ano, o Conselho Deliberativo da entidade aprovou alterações no Estatuto, com utilização do voto de qualidade (desempate), ignorando artigo que define que a matéria em questão (alteração estatutária) só pode ser efetivada por maioria absoluta de votos. Além disso, a mudança aconteceu sem nenhum aviso aos participantes.

As consequências da alteração estatutária já alcançaram o Não Saldado, rasgando contratos em prejuízo dos participantes desse plano e os demais planos deverão ser alvo da mesma prática num futuro próximo. A violação do Estatuto e do compromisso que ele gerou abre perigosos precedentes.
A estrutura de governança também estará comprometida e a Caixa poderá revogar a eleição de Diretores, fazendo com que os participantes estejam completamente alijados da gestão do fundo. Mas a grande ameaça, em termos de gestão, é a possibilidade de transferência do gerenciamento dos recursos da Funcef para um gestor privado.

Precisamos da participação de todos para reverter esse absurdo!

Clique aqui para assinar.

Fonte: fenae.org.br

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *