Segundo aposentados, débitos programados para segunda-feira (21/9) teriam sido antecipados pelo sistema
A FUNCEF já entrou em contato com a CAIXA para esclarecer problemas na movimentação de contas relatados por participantes assistidos nesta segunda-feira (21/9).
O objetivo da Fundação foi entender as circunstâncias dos fatos ocorridos e avaliar quais ações adotar para melhor atender aos interesses dos participantes.
A CAIXA programou débitos diversos no Extrato de Lançamentos Futuros para efetivação apenas na segunda-feira, juntamente com o crédito de benefícios.
Segundo relato de aposentados, a movimentação de débitos agendada para a segunda-feira teria afetado os saldos disponíveis em conta corrente no decorrer do último fim de semana. Entretanto, não foi isso o que ocorreu.
Conforme a legislação, a liquidação de qualquer débito ou vencimento de obrigação cuja data caia em feriados ou fins de semana é obrigatoriamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, sem a incidência de encargos.
Desde julho, o pagamento de benefícios passou a ser efetuado pelo Sistema de Agendamento de Compromissos de Clientes (SIACC), meio disponibilizado pela CAIXA para crédito de compromissos, como divulgado prévia e amplamente pela FUNCEF.
A plataforma utilizada até julho foi descontinuada pela CAIXA, sendo a Fundação um dos últimos clientes a realizar a migração.
A FUNCEF está mantendo contatos com a CAIXA a fim de encontrar alternativas para que os problemas que afetaram os participantes não voltem a ocorrer no futuro.
Para esclarecimentos adicionais, é possível ligar para a Central de Relacionamento FUNCEF no telefone 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou escrever no Fale Conosco da funcef (acesse aqui).
Fonte: www.funcef.com.br