Funcef realiza prova de vida dos aniversariantes do mês de setembro

Por Douglas Alexandre

Procedimento vai até o dia 30 de setembro. Quem perder o prazo poderá ter o benefício suspenso

A prova de vida para os participantes aposentados e pensionistas da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) nascidos em setembro já está disponível no aplicativo da Fundação e segue até o dia 30/9 (sexta-feira), último dia do mês.

Para realizar o procedimento, basta entrar no aplicativo da Fundação, disponível gratuitamente no Google Play (Android) ou App Store (Apple) e seguir o passo a passo. Será usada a biometria facial e a pessoa deverá fazer uma foto nítida, sem usar m óculos, chapéus ou bonés.

Vale lembrar que os pensionistas devem levar em conta a data de nascimento do titular do plano e ficarem atentos ao prazo. Se a prova de vida não for realizada no período determinado, o benefício será suspenso após 90 dias e será retomado somente após o procedimento ser feito.

INSS – Provas de vida suspensas – O INSS mudou a lógica da prova de vida desde o dia 2 de fevereiro de 2022, para quem recebe pelo INSS. A comprovação passou a utilizar o cruzamento de dados de outras bases do governo e o segurado só deve se manifestar se for chamado pelo órgão. Desta forma, cabe ao INSS certificar-se que o beneficiário está vivo.

Mas, o Instituto faz um alerta: O INSS não faz contato por telefone e por isso o segurado não deve repassar qualquer dado pessoal, porque golpistas podem agir de má-fé. O INSS também recomenda que todos os 36 milhões de aposentados e pensionistas do INSS no país, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS adverte que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida e nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.

Saiba mais – Se tiver dúvidas ou dificuldade para acessar o aplicativo, entre em contato com a Funcef pelo chat do aplicativo ou pelo telefone 0800 706 9000 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados).

Fonte: Fenae, com informações da Funcef

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *