Nova plataforma é aberta a toda a comunidade e garante anonimato
A FUNCEF divulgou em seu site a criação de um novo canal de denúncias, segundo ela o novo canal permite o anonimato e garante a interação com o denunciante sem a necessidade de qualquer identificação, inclusive para o acompanhamento dos protocolos.
Ele recebe manifestações sobre fraude, corrupção, assédio moral ou sexual, discriminação, nepotismo e decisão temerária, entre outros assuntos.
A Ouvidoria da FUNCEF é a responsável pela gestão, mas a plataforma recém-inaugurada funciona em ambiente externo à Fundação, o que garante sigilo e confidencialidade.
“O novo canal traz muito mais segurança e confiança ao denunciante, garantindo o anonimato ou preservando a sua identidade, já que o acesso às informações e eventuais provas documentais é muito restrito. A ferramenta oferece ainda a opção de contato por telefone, que funciona 24 horas em todos os dias da semana”, explica a ouvidora Gleice Sabbad Pacheco.
O canal é exclusivo para a recepção de denúncias. As reclamações e demais manifestações permanecem sendo tratadas pela Central de Relacionamento e pela Ouvidoria da FUNCEF.
O que muda
O serviço oferece total confidencialidade por ser oferecido por empresa especializada, independente e totalmente imparcial.
As denúncias podem ser feitas diretamente na ferramenta, pela internet, ou por telefone, com ligação gratuita, 24 horas por dia.
O anonimato também é garantido para as denúncias realizadas pelo telefone.
A ferramenta permite interações e acompanhamento pelo denunciante por meio de protocolo, sem a necessidade de qualquer identificação.
A tramitação de informações e documentos é realizada integralmente na ferramenta, garantindo mais sigilo ao processo de apuração.
Como fazer e acompanhar
Para registrar denúncia, acesse o link na página da FUNCEF ou digite no seu navegador o endereço https://contatoseguro.com.br/funcef. Ao entrar, basta clicar em realizar relato.
Feito isso, o denunciante deverá preencher o máximo de informações, podendo anexar arquivos de formatos variados e, ao final, receberá um protocolo que deverá ser informado sempre que desejar obter o andamento do seu registro, também pelo site, na opção acompanhar relato.
É imprescindível guardar o número do protocolo, fornecido apenas à pessoa que denuncia, não sendo possível recuperá-lo, o que garante que apenas o denunciante terá acesso ao seu registro. Caso não anote ou perca o protocolo informado, será necessário realizar novo protocolo para fazer o acompanhamento.
Confidencialidade
O Canal de Denúncia não funciona no ambiente de rede da FUNCEF. O relato é inicialmente recebido e analisado por empresa especializada em compliance e enviado à Fundação para que seja conduzida a apuração.
“Por ser um canal externo, a identidade do denunciante pode ser preservada. Além disso, todas as informações inseridas no canal circulam fora do ambiente interno da FUNCEF, dando mais confidencialidade ao processo de apuração, garantindo um mecanismo de prevenção e combate a irregularidades de forma muito mais eficaz”, destaca Gleice Pacheco.
Saiba mais
Leia aqui o tópico de perguntas frequentes e saiba mais sobre o que pode ser denunciado no site e como acompanhar a demanda.
Fonte: www.funcef.com.br