Jair Pedro Ferreira toma posse na diretoria de benefícios da Funcef

Por Carolina Marçal

Presente na cerimônia, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou que a posse dos novos diretores e conselheiros representantes dos trabalhadores “significa o resgate da participação dos empregados na gestão da Funcef”

O ex-dirigente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, tomou posse na diretoria de Benefícios da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) nesta quarta-feira (1º). Durante a cerimônia, ele agradeceu a parceria e destacou a importância das entidades representativas dos empregados e aposentados da Caixa para realizar um trabalho em benefício dos participantes.

“Temos desafios gigantes pela frente, como enfrentar a tentativa do governo de transferir a administração dos recursos dos fundos de pensão para o setor privado. Mas estamos muito otimistas com os desafios porque vamos trabalhar bastante, manter um diálogo e sempre prestar conta com os 140 mil participantes da nossa Fundação”, disse o novo diretor de Benefícios.

O direito dos participantes de elegerem seus representantes na Fundação foi destaque na fala do diretor. “É um direito que devemos valorizar e não podemos deixar escapar. Outra conquista foi o estatuto de 2007, que trouxe a paridade nas diretorias. Infelizmente a mudança feita no estatuto alterou esta característica e as diretorias ficaram desequilibradas”, lembrou Jair.

O novo estatuto da Funcef, vigente desde agosto de 2021, violou o normativo de 2007. Algumas mudanças são a redução das diretorias executivas, de seis para quatro, e a alternância dos mandatos dos diretores, com substituição de metade dos integrantes a cada dois anos. Dessa forma, respeitados os 4 anos de mandato, os indicados pela patrocinadora na diretoria de Participações (Dipar) e Investimentos (Dirin), empossados em maio de 2021, serão maioria até 2025.

Sergio Takemoto, presidente Fenae, participou da cerimônia de posse e destacou a importância da presença de representantes dos trabalhadores na gestão da Funcef. “Para nós, do movimento sindical e associativo, especialmente para a Fenae, a posse dos novos diretores e conselheiros representantes dos trabalhadores significa o resgate da participação dos empregados na gestão da Funcef, a retomada de uma Funcef realmente a serviço dos interesses dos participantes”, disse Takemoto.

Além de Jair Pedro Ferreira, tomaram posse outros eleitos pelo movimento “A Funcef é dos Participantes”, apoiado pela Fenae durante as eleições – o diretor de Administração e Controladoria, Rogério Vida; os conselheiros fiscais Sâmio Cássio (titular) e Tamara Siqueira (suplente) e os conselheiros deliberativos Selim Antônio Oliveira (titular) e Helaine Coutinho (suplente).

Ana Fátima de Brito (titular) e Fabiano Nascimento da Silva (suplente) tomaram posse para outra vaga no Conselho Deliberativo da Funcef.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *