Bancos não abrem nos feriados de sexta-feira da paixão e Tiradentes

Por Douglas Alexandre

Ambos vão proporcionar folga prolongada a muitos brasileiros. Autoatendimento e canais digitais e remotos funcionam normalmente em todos os dias do ano

Devido a dois feriados nacionais agora em abril, nos dias 7 e 21, a categoria bancária tem a oportunidade de esticar ambas as pausas que caem em uma sexta-feira com o fim de semana.

Por conta dessa “coincidência bem-vinda”, que irá proporcionar folga prolongada para muitos cidadãos brasileiros, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou comunicado no qual informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão, em 7 de abril, e Tiradentes, comemorado em 21 de abril.

Entretanto, como de costume, as áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos, a exemplo da internet e do mobile banking. Segundo a Febraban, os atendimentos pelo celular, computador e telefone (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

As contas de água, energia, telefone e similares consideradas de consumo e os carnês com vencimento nos dias do feriado podem ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte à data. Normalmente, os tributos já apresentam datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso essa situação não tenha sido contemplada pelo documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento. Se os títulos tiverem código de barras, recomenda-se agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Em seu comunicado, a Febraban orienta os clientes a sempre utilizarem os canais digitais, como internet e mobile banking, para a realização de transferências e pagamento de contas. Consta que atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias, são feitas pelos meios digitais e remotos.

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *