A importância de um relacionamento saudável para nossa saúde

Por Douglas Alexandre

Uma vida estável a dois pode influenciar diretamente em uma carreira profissional promissora

Quem pensa que a vida particular não influencia diretamente na vida profissional, está errado. Muitas pessoas não conseguem se destacar no emprego devido aos problemas emocionais causados pelo relacionamento amoroso. Seguindo com a série de matérias especiais na semana do Dia Mundial da Saúde, e baseado em relatos de psicólogos, seguem abaixo alguns pontos importantes a serem levados em consideração para melhorar a relação afetiva e, consequentemente, a qualidade de vida e outras áreas:

Quem é você?

Antes de tudo, é preciso que o indivíduo se conheça bem sabendo quais são suas qualidades, virtudes e reconhecendo possíveis pontos fracos e limitações. Ter um relacionamento é estar pronto para compartilhar momentos, expor seus medos e se dedicar em satisfazer o outro.

Qual é o seu relacionamento?

Não existe fórmula certa para um relacionamento perfeito e sim pessoas com afinidades ou que se completam de alguma forma. Mas nos casos em que a relação não é saudável podemos destacar: a manipulação (quando uma pessoa domina a outra), problemas financeiros, desrespeito e a falta de diálogo entre o casal.

Cumplicidade

É normal desentendimentos e brigas em uma relação, mas para um compromisso saudável e duradouro é preciso compreensão, autonomia, empatia e carinho demonstrado. Verbalize palavras de elogios e construa uma relação de fidelidade com seu parceiro(a). Outro ponto fundamental é expor problemas e tentar resolver juntos qualquer situação. Muitos relacionamentos afundam em crise por falta de diálogo, onde situações simples se tornam complexas.

Vida financeira

Esse ponto pode minar rapidamente uma relação. Para fazer uma boa gestão da vida financeira do casal é necessário que não se omita nenhuma despesa e fonte de recursos. Se organize e sempre separe o dinheiro das despesas fixas, reservando uma parte para o lazer. Incentive o companheiro em novos projetos e metas profissionais. Busque se qualificar cada dia mais, afinal conhecimento nunca é demais.

Limite

Existem alguns limites que devem ser respeitados dentro de um relacionamento. Você já deve ter ouvido falar que “o direito de um começa onde o do outro termina”. É a mais pura verdade! Entenda a opinião do parceiro(a) e compreenda a forma com que o outro foi educado. Coisas que para você podem ser simples, para o outro pode significar uma falta de respeito tremenda.

Sexo

É inevitável que a relação sexual se modifique conforme os anos vão se passando. Mas é importante observar o que agrada mais seu parceiro(a). Se necessário busque soluções que possam reativar lembranças e que esquentem o momentos especiais. Propicie um cenário favorável e se divirtam como namorados.

Valorize!

Exalte as qualidades de seu parceiro(a), demonstre estar feliz com as suas conquistas e faça surpresas que auxiliem na construção de uma boa relação. Viva a leveza do seu compromisso e seja feliz!

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *