Chegou o Novembro Azul: previna-se contra o câncer de próstata

Por Douglas Alexandre

A doença é a segunda mais letal entre o público masculino no Brasil

Todos os anos, no mês de novembro, é iniciada a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Restrito ao público masculino, a próstata e uma glândula que fica localizada na região abdominal do homem, próximo ao reto e a uretra. É responsável pela produção do sêmen, líquido masculino que contém os espermatozoides.

O câncer de próstata ocorre devido ao surgimento de células cancerígenas através do aumento anormal da glândula, além de presença excessiva de antígenos dela em circulação no organismo. O diagnóstico pode ser dado por meio de exames clínicos e laboratoriais, mas vale lembrar que esses resultados, isoladamente, não confirmam a presença da doença, e sim em conjunto com a avaliação clínica do médico oncologista.

Os exames mais comuns são o (PSA), Antígenos Específicos da Próstata e o exame de toque retal. Realizado em consultório, apesar de cercado de preconceitos, é bastante solicitado pelo médico por ser eficiente e ter um menor custo.

O principal fator de risco para a doença é a idade avançada. Estima-se que a incidência desse câncer após os 60 anos de idade aumenta consideravelmente. O histórico da doença na família também deve ser levado em consideração, devido às características hereditárias e o excesso de gordura corporal.

Os sintomas: na maioria dos casos, a pessoa não sente nada por se tratar de uma doença silenciosa, mas na fase mais aguda da doença pode apresentar dificuldade em urinar, que pode ser confundido com um inchaço comum da próstata, ou apresentar insuficiência renal, infecção generalizada e até dor óssea.

Sobre o tratamento, o medico deve optar de acordo com cada paciente. Os mais comuns são medicamentos, radioterapia e cirurgia. Nos casos mais graves, podem ser indicados terapia hormonal.

O câncer de próstata tem cura e o mais importante é realizar o diagnóstico precoce da doença, sempre indo ao médico e realizando exames periódicos. Como essa questão sempre foi um obstáculo ao público masculino, fazemos nosso chamamento aos associados para que se previnam e não deixem de acompanhar a saúde com o devido cuidado.

Informe-se mais neste link: https://bit.ly/387kvpb

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *