Fenae participa de ato de relançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa da previdência social pública

Por Douglas Alexandre

A entidade marcou presença no ato de relançamento e apoia a medida para o fortalecimento da luta em defesa dos participantes da Funcef

Parlamentares, entidades associativas e sindicais, representantes de trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público participaram, nesta quarta-feira (9), de ato político pelo relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública. A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) marcou presença no evento, que foi realizado na Câmara dos Deputados.

A Frente Parlamentar tem o objetivo de ampliar o debate acerca da previdência social pública e sobre as estratégias para o seu fortalecimento. A função da previdência social é de substituir a renda do segurado quando ele não é mais capaz de trabalhar, seja por velhice ou situações como doença, acidente e prisão (os chamados riscos sociais).

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, esteve presente no ato e reforçou a importância do tema como um dos principais condicionantes da estabilidade social, além de proporcionar dinamismo econômico no país. De acordo com o ministro, em muitos casos, o valor dos benefícios transferidos pela Previdência Social é superior ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os gastos com consumo dos beneficiários movimentam grande parte das economias locais.

“Estamos trabalhando para reconstruir o Brasil. O sucateamento feito pelo antigo governo culminou em uma fila de mais de 1,8 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardando análise. Estamos estudando, realizando mutirões para atender a todas as pessoas que vivem desses benefícios. Essa Frente Parlamentar tem que servir para debater, impedir retrocessos e lutar por avanços. O povo brasileiro sofreu muito nos últimos seis anos e esse relançamento pode servir como um instrumento revolucionário na garantia de direitos dos trabalhadores deste país”, ressaltou o ministro.

O senador Paulo Paim (PT-RS), um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública, informou que, hoje, a Previdência Social é responsável pelo repasse de benefícios a 38 milhões de aposentados e pensionistas. “Com este relançamento, voltamos nossos olhares aos trabalhadores deste país. Vamos continuar lutando para que voltemos a ter uma previdência justa e solidária para todos, para que também possam ter uma aposentadoria decente, para continuarem em busca de realização de seus sonhos”, afirmou o senador.

Além do ministro e do senador, o ato contou com a presença de membros e parlamentares apoiadores da Frente Parlamentar, como as deputadas Lídice da Mata (PSB-MA), Jack Rocha (PT-ES), Alice Portugal (PCdoB-BA); os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Bohn Gass (PT-RS), entre outros.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressalta que a entidade apoia a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública. “Tenho certeza de que nós compartilhamos da ideia pela defesa da aposentadoria digna de trabalhadores bancários. Pedimos que a Frente Parlamentar relançada tenha um olhar atento, também, à previdência complementar dos fundos de pensão das estatais que, no caso específico da Caixa, é a valorização da Funcef [Fundação dos Economiários Federais], que sofreu tantas violações pelo governo e pela gestão anterior da Fundação”, destacou Takemoto.

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *