Fenae visita projeto “Fortalecer Ecae e surpreende-se com legado de inclusão social

Por Douglas Alexandre

Rachel Weber, diretora de Políticas Sociais, elogia proposta, que faz parte da parceria da Fenae e da Apcef/AM com a Moradia e Cidadania no Amazonas

Na luta contra a desigualdade há o germe da reconstrução democrática do Brasil, com ensino escolar, cidadania, cultura, esporte e meio ambiente para favorecer um grupo de crianças, adolescentes e adultos/idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e exposto a riscos de desagregação social, atendidas pelo projeto “Fortalecer Ecae” (Espaço Cidadão de Arte e Educação), desenvolvido em Manaus, no Amazonas. A ação, que desde 5 de fevereiro deste ano vem sendo executada pela Fenae e pela Apcef/AM, em parceria com a Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania, mira o propósito de construir novas relações e consciência na antiga Colônia Antônio Aleixo, que no passado abrigou por três décadas portadores de hanseníase, a chamada lepra. 

Em visita ao projeto “Fortalecer Ecae”, na manhã desta quinta-feira (29), a diretora Rachel Weber, de Políticas Sociais da Fenae, foi surpreendida positivamente com o que viu por lá: 75 crianças e adolescentes entre 7 e 13 anos, unidas a 25 mulheres de 50 a 85 anos, num contingente de 100 pessoas beneficiadas por diversos serviços de convivência, na vida social e pública. “A iniciativa é realmente uma oportunidade muito especial, sendo um privilégio para as entidades representativas estarem aqui reunidas com vocês”, afirmou Rachel Weber em tom emocionado para uma plateia composta, em sua maioria, pelos beneficiários do projeto. 

Durante a visita, a diretora da Fenae exortou crianças, adolescentes e adultos/idosos a aproveitarem essa oportunidade, fazerem amizades e a se unirem na defesa da necessidade de construção de um futuro melhor para a comunidade ribeirinha do Amazonas. “Dedico especial apreço para todas essas crianças lindas, muito bem cuidadas pelo projeto “Fortalecer Ecae” e com perspectiva de um futuro brilhante pela frente”, completou. Ela, em seguida, agradeceu a acolhida e exaltou o cenário proporcionado por uma manhã maravilhosa. “Desfrutem a experiência de estarem sempre juntos”, reiterou.

Prioridade para educação e cidadania

Conforme consta no terceiro edital de iniciativas de responsabilidade social da parceria da Fenae e da Apcef/AM com a Moradia e Cidadania, o projeto “Fortalecer Ecae” pretende promover, até 31 de dezembro de 2024, o desenvolvimento da educação cidadã e a inclusão social de crianças e adolescentes. Busca-se assim, como meta conclusiva, a construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária. Para isso, serão desenvolvidas pequenas ações para a inclusão e empoderamento infanto-juvenil, ao mesmo tempo que há a intenção de empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade.

Um dos mais importantes objetivos do projeto “Fortalecer Ecae” é diminuir a evasão escolar e a violência doméstica no bairro Colônia Antônio Aleixo e adjacências, combatendo abuso, exploração sexual e trabalho infantil, de modo a impulsionar as redes locais de apoio, para a redução das desigualdades sociais e para o empoderamento de crianças, adolescentes e adultos/idosos, por meio da leitura de mundo, festa cidadã, cartilha de saberes, jogos esportivos tradicionais, rodas de conversa, poesias e peças teatrais. A abordagem do conteúdo a ser aplicado se baseia em temáticas transversais. 

Diante de um cenário de muita precariedade sob os mais diversos aspectos, as atividades propostas visam contribuir com a participação cidadã que garanta aos indivíduos e à comunidade a oportunidade de construírem o direito à cidadania plena e participativa. 

Na Colônia Antônio Aleixo, com base na ideia de abraçar as necessidades complexas das comunidades envolvidas, todas as iniciativas estão alinhadas a cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 4 (educação de qualidade), 5 (igualdade de gênero), 10 (redução das desigualdades), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes). Indiretamente, além do público-alvo de crianças, adolescentes e adultos/idosos, as ações têm a intenção também de impactar positivamente 200 familiares e agregados, utilizando, para isso, mecanismos de participação nas atividades extras. 

Resultados positivos despontam 

Baseado no terceiro edital da Fenae e Apcef/AM, resultado da parceria com a Coordenação Estadual da Moradia e Cidadania e em cooperação com o Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo (Csela), o projeto “Fortalecer Ecae” atende um grupo de três turmas de crianças, adolescentes e adultos/idosos, contabilizando 100 assistidos. 

O presidente da Apcef/AM, Paulo Roberto da Costa – o Paulinho, como é conhecido, fala da importância e satisfação de levar esse projeto para a comunidade do bairro Colônia Antônio Aleixo, na capital da região amazônica. “Foi muito gratificante para a associação amazonense ver os sorrisos estampados nos rostos das pessoas e a alegria de cada uma delas. Não tem preço. Do mesmo modo, para as empregadas e os empregados da Caixa, é a busca por um futuro mais justo e igualitário”, avalia. 

A proposta do “Fortalecer Ecae” conta ainda com o apoio de uma equipe técnica multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, além da parceria com instituições ou entidades da região. Os assistidos são contemplados com atividades de qualificação, educação básica, noções de cidadania, cultura de paz e proteção ao meio ambiente. 

Além da capacitação, os participantes desse projeto recebem aulas de reforço para enfrentar o alto índice de analfabetismo registrado na comunidade, e participam do módulo de atividades canalizadas para oficinas de leitura e escrita, que inclui exercícios de oralidade, produção de textos e rodas de conversa com temáticas transversais, a exemplo da cultura de paz, meio ambiente e sustentabilidade, abuso e exploração sexual, exploração do trabalho infantil, gravidez na adolescência, igualdade de gênero, respeito à diversidade, culturas e intolerância religiosa. 

A assistente social Marnízia Dias Ribeiro, da Moradia e Cidadania do Amazonas, explica que o projeto “Fortalecer” atua em parceria com um outro denominado de “Espaço Cidadão de Arte e Educação (Ecae)”, que existe há mais de 20 anos. “Como resultado dessa união entre as duas iniciativas, três turmas serão beneficiadas com base nos eixos da educação, meio ambiente e outras temáticas voltadas para fortalecer o desenvolvimento humano”, diz. Segundo ela, o início do “Fortalecer Ecae”, dessa vez não mais separado entre um e outro, ocorreu em fevereiro deste ano. Surgiu para trabalhar, prioritariamente, com 100 pessoas em situação de vulnerabilidade, entre crianças, adolescentes e adultos/idosos.

Marnízia Dias aproveita o momento para fazer um paralelo entre ações oriundas da parceria da Fenae e Apcef/AM com a Moradia e Cidadania. O registro é de resultados muitos positivos. A assistente social reitera que o “Fortalecer Ecae”, projeto do terceiro edital e que passou a operar em fevereiro, devendo vigorar até o fim de dezembro, é uma continuidade ampliada de dois outros anteriores: o “Um Olhar para o Futuro” (primeiro edital) e o “Educar para o Futuro” (segundo edital). A primeira dessas propostas ocorreu na comunidade ribeirinha Nossa Senhora de Fátima e beneficiou, diretamente, 50 crianças e adolescentes. Na sequência, a segunda proposta foi no bairro Colônia Antônio Aleixo e reuniu 50 participantes, beneficiando dessa vez não apenas 25 crianças e adolescentes, mas também 25 idosos. 

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, esclarece que as três iniciativas na região amazônica aliam diretrizes e objetivos abrangentes e plurais, pois apontam para a educação com inclusão social e promoção da cidadania. “Cada vez mais nossos projetos se consolidam na transformação de famílias em vulnerabilidade social e ganham força a cada situação vivenciada”, diz. Ele lembra que os empregados da Caixa são os principais parceiros dos três projetos de desenvolvimento sustentável no Amazonas e conhecem, até por fazerem parte de um banco encarregado de fomentar as políticas públicas do Estado brasileiro, as dificuldades da população de baixa renda. 

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *