Projetos sociais da Fenae e Apcef, em parceria com a Moradia e Cidadania, oferecem educação, esporte e cidadania para jovens em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e Mato Grosso
Os projetos sociais da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, estão ajudando a transformar a vida de diversas pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade por todo o Brasil. Em celebração ao Mês das Crianças, a Fenae destaca duas iniciativas inspiradoras: o “Reforço Escolar Gabriela Feliz”, em Pernambuco, e o “Taekwondo União e Perseverança”, no Mato Grosso. Esses projetos oferecem reforço escolar, atividades esportivas e educação cidadã para jovens, gerando impacto positivo em suas vidas.
Essas ações, coordenadas pela Fenae, Apcef/MT e Apcef/PE, com o apoio da ONG Moradia e Cidadania, são exemplos claros de como a união e o esforço da sociedade civil podem fazer a diferença, garantindo direitos fundamentais para meninas e meninos de todo o país.
Segundo o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o comprometimento das entidades representativas dos empregados da Caixa e da ONG é essencial para o sucesso dessas iniciativas. “Estamos vendo resultados incríveis em várias regiões. Os projetos em Pernambuco e Mato Grosso mostram que a colaboração entre estados, entidades e a sociedade civil é fundamental para a transformação social que o Brasil tanto precisa. A Fenae e as Apcefs continuam focadas em promover o desenvolvimento das comunidades, especialmente por meio da educação”, ressalta Takemoto.
Educação que transforma vidas
Em Pernambuco, o projeto “Reforço Escolar Gabriela Feliz” oferece aulas de português e matemática para cerca de 30 crianças em situação de vulnerabilidade, moradoras da comunidade Vila Felicidade, na Grande Recife. Além do reforço escolar, os jovens têm acesso a atividades de iniciação musical, apoio multidisciplinar e alimentação.
O presidente da Apcef/PE, Marconi Apolo, destaca a importância dessa união em prol da educação de qualidade para as crianças que mais precisam. “A chance de uma educação inclusiva e de qualidade é transformadora para a vida das crianças e suas famílias. Isso é resultado da dedicação das entidades, que se unem num verdadeiro exemplo de solidariedade”, comenta Marconi.
Selda Cabral, vice-coordenadora da ONG Moradia e Cidadania em Pernambuco, também se orgulha dos resultados. “As crianças só saem do projeto quando conseguem ler bem e dominar as quatro operações de matemática, garantindo que avancem com o mesmo nível de aprendizado dos demais alunos. Isso vai impactar positivamente a vida de todos no futuro”, explica. Esse projeto educacional impacta positivamente a vida de todos os participantes”, conclui.
Impacto social no Mato Grosso
No Mato Grosso, o projeto “Taekwondo União e Perseverança” beneficia 84 crianças em situação de vulnerabilidade, oferecendo aulas de Taekwondo. As atividades vão além do esporte, pois incluem também um acompanhamento da vida escolar e familiar, além de rodas de conversa a cada duas semanas para troca de experiências entre as crianças atendidas.
Francisco Assis, presidente da Apcef/MT, enaltece o impacto social do projeto: “O foco é desenvolver o físico e formar cidadãos. Essas dinâmicas têm gerado mudanças comportamentais notáveis nas crianças, tanto na escola quanto em casa e na comunidade”, destaca.
A cada intervalo de duas semanas, as crianças têm a oportunidade de participarem de roda de conversa para troca de experiências, reflexão sobre os problemas em comum e estreitamento de laços de amizade.
Darlene Costa, vice coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no estado, complementa dizendo que as visitas escolares, as conversas com as famílias e as atividades semanais têm provocado mudanças profundas na vida dos jovens. Segundo ela, os resultados podem ser observados durante as aulas, nos encontros com as famílias e nos relatos dos professores e coordenadores escolares. “Algumas crianças começam a esboçar um pouco mais de segurança, habilidade em articular seus pensamentos, interesse em continuar frequentando as escolas, melhora no comportamento com a família, escola e comunidade”, relata. “O projeto planta uma sementinha que ajuda na formação de adultos mais confiantes, responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos”, conclui Darlene.
Campanha do Mês das crianças
Você também pode fazer a diferença na vida de centenas de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para isso, basta participar da campanha do Mês das crianças, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).
Os recursos arrecadados durante a campanha, que vai até 31 de outubro, serão revertidos para os 27 projetos da Fenae e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) com a ONG Moradia e Cidadania.
Veja como é simples doar!
Doe por meio do aplicativo do seu banco: basta apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo (inserir a imagem).
As doações também podem ser feitas pelo pix: CNPJ 34.267.237-0001-55 (Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF).
Transferência bancária: Banco Caixa (104) | Agência: 4316 | Operação: 003 | Conta corrente: 266-0.
Informações retiradas na íntegra do site da Fenae