Entidade que defende os empregados da Caixa exige inclusão de novos funcionários no Saúde Caixa

Por Comunicação APCEF/MG

Conquista do Saúde Caixa para Todos aconteceu na Campanha Nacional dos Bancários de 2020 

A Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa) cobra da Caixa a inclusão dos novos contratados da empresa após o dia 31 de agosto de 2018 no Saúde Caixa. A ação está de oficializado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). 

Mesmo com a pandemia, que teve mais de 7,5 milhões de casos confirmados no país de Covid-19, existem empregados que seguem excluídos do plano de assistência à saúde. Segundo a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, que também integra o Grupo de Trabalho – Saúde Caixa, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) também já foi acionada para que o impasse junto ao Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) seja solucionado. “Acionamos a Fenaban, pois o Saúde Caixa para Todos fez parte da Campanha Nacional e logo, eles também têm responsabilidade sobre isso. Não é problema nosso se a Caixa fez uma negociação que agora está com dificuldade de ser cumprida”, afirmou. 
 
A extensão das mesmas possibilidades de serviços e de atendimento, assim como a participação no custeio deveria acontecer a partir de janeiro de 2021. No entanto, a Caixa alega que há uma pendência na autorização da SEST. Segundo o banco, os trâmites que dependem da Caixa já foram cumpridos. 
 
Desde o fim da Campanha Nacional, a CEE solicitou a antecipação da inclusão dos empregados que não estão no Saúde Caixa. Porém, o governo federal não autorizou. 
 
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, os empregados precisam desse direito, principalmente nesse período de pandemia. “Os trabalhadores continuam sem o Saúde Caixa nesse momento de pandemia onde ter um plano de saúde representa a vida. Infelizmente a Caixa não teve sensibilidade para incluí-los. Mas acredito que com união de toda a categoria vamos superar esse momento difícil “, afirmou. 
 
Saúde Caixa para todos deve ser cumprido 
 
No último dia 23 de dezembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), assessorada pela CEE/Caixa enviou mais um ofício à Caixa cobrando informações sobre o andamento do processo das inclusões dos empregados. 
 
Mais recentemente, a Contraf-CUT também reiterou ao banco público a importância da instalação do GT – Saúde Caixa. No retorno, a Caixa se comprometeu a realizar a primeira reunião do GT ainda na primeira quinzena de janeiro. 
 
Ainda em setembro, a Contraf-CUT já havia enviado um documento pedindo a antecipação da inclusão dos novos empregados no plano de assistência à saúde. A Caixa informou que a inclusão dependeria dos ajustes no plano bem como a autorização do SEST. 

Departamento de comunicação APCEF/MG e Fenae

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *