Saúde Caixa completa 16 anos

Por Comunicação APCEF/MG

O plano de saúde dos empregados da Caixa faz aniversário em meio a ataques e incertezas

Ontem, dia 1° de julho, o Saúde Caixa, plano de saúde dos empregados da Caixa, completa 16 anos. O plano é resultado de um longo processo de mobilização da categoria, que conquistou esse direito no Acordo Coletivo de 2004.

Atualmente, o modelo de custeio do Saúde Caixa tornou-se alvo de ataques da Caixa e do governo, o que coloca em risco esse modelo que garante assistência à saúde de milhares de trabalhadores.

A Caixa quer limitar a contribuição para a assistência à saúde dos empregados a 6,5% da folha de pagamento, retomando a fórmula que não garante sustentabilidade ao programa. O formato aumenta os custos para os usuários e torna o plano financeiramente insustentável e excludente em um futuro muito breve.

A análise de consultoria atuarial, contratada pela própria Caixa, projeta que com o limite de 6.5%, em 2023 os usuários terão que arcar com R$ 2,4 bilhões, representando 67,14% das despesas.

Em agosto de 2019, a Fenae e outras entidades lançaram a campanha “Saúde Caixa para todos” com o objetivo de questionar os ataques que o plano está sofrendo com a alteração do Estatuto da Caixa e a resolução da CGPAR 23, que recomenda a restrição do custeio dos planos de autogestão e a não inclusão de novos empregados.

“Diante da pandemia do novo coronavírus, o Saúde Caixa no modelo que conhecemos hoje, torna-se ainda mais essencial para todos os trabalhadores. A Fenae está atuando em todas as frentes para garantir esse direito e para incluir os mais de dois mil novos empregados que atualmente estão sem plano de saúde”, ressalta a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

O Acordo Coletivo vence em agosto e o Saúde Caixa não está garantido. Todos os empregados e aposentados precisam aderir a essa mobilização para que o Saúde Caixa continue fazendo parte da vida dos trabalhadores.

Fonte: fenae.org.br

Gostou do post? compartilhe com seus amigos:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *